terça-feira, 23 de abril de 2013

A MAGIA DO NATAL - LANÇAMENTO DO VI VOLUME DA NOSSA COLEÇÃO



Hoje foi dia de festa, na Biblioteca Escolar da EB23 de Milheirós de Poiares. Apresentamos publicamente o VI volume da nossa coleção "De Mão em Mão".
“Quem faz um filho, fá-lo por gosto”, ou pelo menos assim se espera.
Não foi fácil dar à luz… Os recursos financeiros foram e são escassos. Como sabemos, estão difíceis os tempos…
Mas, como pelo sonho é que vamos, este nosso sexto filho, apesar dos tempos não estarem propícios para famílias numerosas, está aí, belo e cheio de alegrias para nos dar.
Os alunos do 4º ano das escolas de M. Poiares, Romariz e Pigeiros e todos os alunos do 7º ano (do ano letivo 2010/2011) e os docentes de português de 4º e 7º ano, lançaram mãos à obra e responderam calorosamente ao repto lançado pela equipa da Biblioteca Escolar: elaborar um conto de Natal, em teia.
As ideias foram trabalhadas… A imaginação, ativada… As palavras, exploradas e usadas… E o conto nasceu!
Mas, quisemos algo mais para este filho. Quisemos embelezá-lo, dando-lhe ainda mais vida e… cor. Então, os seus autores, com a preciosa orientação da ilustradora Marta Freitas, deitaram novamente mãos à obra e, em oficinas de ilustração, vestiram-no com roupagens criativas e coloridas.
Faltava-nos o padrinho. João Pedro Mésseder esteve na nossa Biblioteca e quando o convidámos aceitou, de imediato, apadrinhar este nosso filho, oferecendo-lhe as suas expressivas e calorosas palavras, através da redação do prefácio.
E, assim, todos se uniram nesta bonita e imaginativa criação narrativa.
Este livro é a prova viva do que é e deve ser o verdadeiro espírito de Natal: o espírito de entreajuda, de partilha, que faz com que dar e receber possam, por vezes, ser um a mesma coisa: dar com o coração o que vai preencher o nosso próprio coração e o dos que nos rodeiam.
A Magia do Natal, que dá título ao nosso conto, é os seus autores terem conseguido transmitir-nos que o importante são os sentimentos e não os bens materiais que toldam o verdadeiro espírito de Natal; é o darmo-nos uns aos outros e fazermos do coração o templo sagrado das nossas vidas…

Não é à toa que o Natal é simbolizado também pela figura terna e doce do Pai Natal e do seu universo mágico. É esse afeto que queremos que permaneça nas nossas vidas e, por isso, é que o Natal deve ser… sempre que o homem quiser!
E, como para ser feliz, nem só de pão vive o homem, aqui estão as palavras e as imagens que alimentam a nossa imaginação, que nos transmitem os valores que devem ser os pilares das nossas vidas e nos ensinam a viver melhor.
Uma vez mais, agradecemos a quem nos ajudou a tornar este sonho realidade:

 - alunos do 4º e 7º ano do ano letivo 2010/2011
- docentes do 1º ciclo: Cidalina Silva; Sónia Neves; Salomé Moreira; Fátima Cunha; Inês Pinho;
- docentes de português do 3º ciclo: Cristina Peixoto; Catarina Estima; Cândida Gonçalves; Cecília Aguiar; Paula Bastos
- ilustradora Marta Freitas
- escritor João Pedro Mésseder
- Câmara Municipal de Santa Maria da Feira (na pessoa da Drª Cristina Tenreiro e do Sérgio Ribeiro)
- Associação Nacional de Professores de Educação Visual e Tecnológica, na pessoa de José Alberto Rodrigues
- Areal Editores 
- Equipa da BE (aos elementos em funções, Isabel Pelaez, Luísa Lopes, Conceição Oliveira, Margarida Alves e Liliana; também às docentes Carla Oliveira, Conceição Paiva e Júlia Pinto que, apesar de não integrarem atualmente esta equipa, colaboraram neste projeto)
- Direção anterior e atual

Um agradecimento também àqueles que contribuíram para o enriquecimento da sessão de hoje de apresentação do nosso filho, nomeadamente:
- Tru Pe (grupo de animação de rua e de percussão, de Milheirós de Poiares)
- Professora Célia Barroso (produção do guarda roupa)
- Ao aluno Tomás, 6º B (elaboração de adereços para cenário e dramatização)
- Alunos do CEF de Padaria e Pastelaria e aos docentes António Resende e Célia Sousa.

Bem hajam!










Sem comentários: