sábado, 27 de outubro de 2012

MÊS INTERNACIONAL DA BIBLIOTECA ESCOLAR


Para comemorar o MIBE, a professora bibliotecária Ana Paula Oliveira, recebeu na BE da escola EB1 de Milheirós de Poiares todos os alunos, em duas sessões, onde lhes falou da importância da biblioteca e da leitura e lhes contou a estória A menina que detestava livros.







No final, os alunos foram desafiados a responder à pergunta:
Se a biblioteca escolar fosse uma pessoa e pudesses falar com ela, o que gostarias de lhe dizer?

Depois de um tempo de olhos fechados em busca de inspiração, as sugestões, perguntas, sensações surgiram: 


A biblioteca escolar é muito fixe! 

Quero muitos livros para ler, por isso gosto que me emprestes os teus livros. 
Quando levo os teus livros para casa, fico muito feliz. 
Gosto de levar os teus livros para dizer à professora que já sei ler. 
Gosto muito de ti porque tens livros, és minha amiga, permites-me ler, aprender, viajar e sonhar. Dás-me sabedoria e imaginação. 
Gosto que me ouças ler. 
Tenho de ler muitas vezes e, contigo, faço bons amigos. 
Quero ser teu amigo e vou respeitar-te. Desculpa se te tratam mal. 
Gosto de trabalhar dentro de ti, em silêncio. 
Gosto de usar os teus computadores. 
Acredito na informação que tu me dás. 
Gosto de estudar e de pensar no mundo. Acredito no mundo real e tu ajudas-me a viver nele e na fantasia. Dá-me uma prenda: contos, aventuras, poesia, teatro. 
Eu também gosto de te oferecer mais livros. 
Gosto de te visitar para ler. 
Gosto muito de ti para a minha imaginação florir. 
Gosto de ti todos os dias. Posso visitar-te mais vezes?

Sem comentários: